Francisco César destaca propostas do PS para gratuitidade dos jardins de infância e reforço de 50% no abono de família

PS Açores - Há 10 horas

O líder do PS Açores, Francisco César, destacou esta terça-feira duas das propostas centrais que integram o compromisso dos socialistas com as famílias açorianas: a gratuitidade da rede de jardins de infância nas Instituições Particulares de Solidariedade Social e o reforço do abono de família em 50% até 2028.

Durante uma visita ao Jardim de Infância Bem Estar Infantil de Santa Clara, em Ponta Delgada, Francisco César sublinhou a urgência de aliviar os encargos que hoje afetam quem tem filhos em idade pré-escolar.

“Nós sabemos que um dos principais condicionantes para se poder constituir família tem a ver com o custo do jardim de infância”, afirmou o socialista, para salientar que apesar da rede pública ser gratuita, “não tem horário alargado nem consegue dar resposta às solicitações das famílias”, sendo que a maior parte das respostas vem de IPSS, “que continuam a cobrar uma mensalidade e às famílias consoante os seus rendimentos”.

Face a esta realidade, o PS propõe estender à rede de jardins de infância nas Instituições Particulares de Solidariedade Social o modelo já aplicado às creches: “O objetivo do Partido Socialista, caso seja Governo, é exatamente garantir que a rede privada passe a ser gratuita, à semelhança do que aconteceu com as creches”.

Referindo, a este propósito, que as creches só passaram a ser gratuitas na Região, por decisão do Governo da República de António Costa, o candidato socialista às eleições legislativas de 18 de maio, Francisco César salientou que agora, com esta proposta de alargar a gratuitidade do público também às IPSS acontecerá o mesmo que aconteceu com as creches: “o Governo da República disponibilizará verbas para que isso aconteça, numa transferência para a região que será depois, naturalmente, transferida para as instituições privadas”.

O candidato socialista destacou, ainda, a proposta do PS para reforço do abono de família.

“O abono de família faz a diferença na economia familiar. Queremos apostar em aumentar o abono em mais de 50% até 2028”, anunciou Francisco César, para sublinhar que a medida se foca especialmente nas crianças entre os 3 e os 6 anos: “É precisamente nessa idade que há um acréscimo de despesas para os pais, que querem garantir a melhor educação pré-escolar possível”.

Na ocasião, Francisco César foi claro ao afirmar que estas propostas distinguem o PS das forças da direita e do Chega: “Por um lado, o Chega é uma aventura em que nós percebemos que quando apostamos uma vez o resultado ficou à vista e foi uma vergonha para a região e para a política. Por outro lado, apostar na direita, no PSD e na AD, é apostar em quem não se preocupa com os rendimentos e está mais preocupado em governar apenas para alguns. Nós queremos governar para todos”, afirmou o líder do PS/Açores e candidato à Assembleia da República.